Publicidade
Hoje, no Dia do Trabalhador, o pré-candidato da Frente Popular ao governo, Paulo Câmara, anunciou suas primeiras propostas consolidadas para a área de qualificação profissional. Entre elas, a implantação de uma Política Estadual de Qualificação e Educação Profissional para Pernambuco. Neste momento, Paulo está acompanhado do seu vice, Raul Henry, e do pré-candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, em Boa Viagem, em um evento com centenas de evangélicos da Igreja Quadrangular do Recife.


Segundo Paulo, a Política funcionará através de uma Rede Integrada de Educação e Qualificação Profissional, composta por uma Faculdade, Escolas Técnicas e Unidades Técnicas de apoio aos municípios de menor porte, além de outras instituições parceiras. Sobre as Escolas Técnicas, que hoje somam 27 e atendem 21 mil alunos, o pré-candidato lembrou que o trabalho do atual Governo vai elevar, até o final do ano, para 40 o número de unidades. “A partir de 2015, vamos potencializar essa ação e teremos 50 mil alunos matriculados em nossas Escolas Técnicas”, disse, lembrando que haverá um programa de modernização das Escolas Técnicas, com a ampliação e atualização permanente da infraestrutura de laboratórios e bibliotecas.

Paulo informou que já existe um núcleo em sua pré-campanha formado por técnicos e estudiosos para analisar e criar novas propostas na esta área de educação e qualificação profissional, “uma vez que essa é a grande mola para as novas gerações, com a garantia de melhores empregos e maior renda. É também a chave para o desenvolvimento e crescimento sustentável do nosso Estado”.

Outra proposta que vai constar no Programa de Governo da Frente Popular é a atualização da matriz curricular dos cursos oferecidos nas unidades técnicas. “Vamos garantir que os cursos oferecidos estejam integrados às vocações locais e às oportunidades de negócios que surgem no Estado, a partir das obras estruturadoras e dos novos empreendimentos”, frisou Paulo Câmara, prometendo ainda a implantação de uma Faculdade Técnica no Estado de Pernambuco, com unidades técnicas no interior, com o objetivo de promover a educação profissional e tecnológica, e o acesso à inovação, por meio da oferta regular de cursos superiores de tecnologia (graduação e pós-graduação), alinhados às demandas da nova dinâmica econômica do Estado. “Esta Faculdade será responsável pela promoção de um Programa Continuado de Formação e Aperfeiçoamento de Formadores, com a preparação de 5 mil professores/multiplicadores, nos próximos quatro anos”.

Por fim, o pré-candidato garantiu que também estará contemplado em seu programa de governo o aumento da oferta de vagas gratuitas para a qualificação profissional, através da Secretaria do trabalho, que hoje chega a 20 mil/ano. Sua proposta é de duplicar, chegando a 40 mil oportunidades em todo o Estado.