Povos Indígenas, negros e ciganos contribuem com sugestões para a Frente Popular

Colhidas em uma reunião com a presença do candidato, contribuições integrarão programa de governo


Representantes das populações indígena, negra e cigana de Pernambuco se reuniram, na noite dessa quinta-feira (31), com o candidato  da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), para entregar contribuições ao seu programa de governo. Mais de 400 pessoas ligadas ao movimento negro, comunidades tradicionais e organizações de luta pelos direitos humanos participaram de uma produtiva discussão com o socialista sobre questões de raça e etnia. "Estar com um grupo tão representativo como o que se encontra aqui hoje é parte da política como nós a entendemos, do diálogo, do olho no olho. Isso é algo que vai se repetir durante todas as fases da nossa gestão. Essa é a forma de agir que foi impressa pelo Governo Eduardo Campos e que vem sendo continuada pelo governador João Lyra Neto (PSB). A marca de uma gestão democrática. Assumo com vocês o compromisso de criar grande pacto pela cidadania. Eu não tenho dúvida que nossa política de promoção da igualdade étnico-racial será a melhor já feita no Brasil", garantiu o socialista.


Paulo classificou as contribuições como muito ricas e se comprometeu a concretizar as demandas. "Elas aumentam a minha responsabilidade como candidato e não podem ficar apenas no discurso. Estou ciente de que avançamos nos últimos sete anos e meio, mas que é preciso avançar ainda mais. Criamos uma Secretaria da Mulher, que é um exemplo de que nossa forma de administrar - ouvindo as demandas, planejando, implantando ações objetivas, com correções rápidas de rumos e cumprindo metas - pode ser aplicada em políticas de direitos humanos também", avaliou o candidato, assumindo o compromisso de que seu governo terá a participação de todos os movimentos sociais, com direito a voz e votos na formulação das políticas públicas.

Entre as principais propostas do documento apresentados pelo grupo ao candidato estão a criação de uma Secretaria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico Racial e de gerências ligadas ao tema, em pastas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança, como forma de garantir ações práticas que atendam as chamadas minorias. "Entendo a criação de uma pasta específica como uma possibilidade extremamente viável. Está dentro da nossa proposta de empoderamento das políticas públicas. Deu muito certo na Secretaria da Mulher. A transversalidade dessas ações, dentro de outras pastas, também é uma forma de fazer com que os resultados das políticas cheguem lá na ponta para quem mais precisa", afirmou Paulo.

O candidato citou a Educação como uma área onde diversas ações podem promover a igualdade e o respeito pela diversidade cultural e étnico-racial. "Aposto muito nos resultados das escolas em tempo integral, que em nossa gestão receberão todos os alunos que quiserem se matricular. Podemos introduzir, dentro das matrizes curriculares, conteúdos para que as crianças possam conhecer melhor as nossas raízes, a história dos negros, indígenas e ciganos em Pernambuco e no Brasil. Assim, elas poderão reconhecer o valor das nossas tradições culturais, da nossa identidade. Vamos eliminar de vez essa postura atrasada do preconceito, que não pode caber mais na cabeça de quem quer o bem do Estado e do País", exemplificou.

Outras propostas apresentadas pela plenária foram a implementação no Estado das leis 10.639/2003 e 10.645/2008, que estabelecem o ensino de história e cultura afro e indígena; o investimento em estradas vicinais que melhorem o acesso às comunidades tradicionais, assim como habitações para esses grupos; o fortalecimento da política de regulamentação fundiária e desenvolvimento sustentável para comunidades de remanescentes de quilombos; educação bilíngue e promoção do acesso aos ensinos médio e superior para os ciganos; e um programa estadual de combate ao racismo. Segundo Paulo, essas contribuiçõesvão nortear a construção de seu Programa de Governo na área.

Fotos: Wagner Ramos


Assessoria de Imprensa do PSB
Veja mais aqui!
Share this article :
+
0 Komentar untuk "Povos Indígenas, negros e ciganos contribuem com sugestões para a Frente Popular"

Confira o resultado...

"Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar."
Dale Carnegie