homenageada pelo Google no logo (doodle) desta segunda-feira, dia em que a cantora sul-africana completaria 81 anos. Makeba nasceu em 4 de março de 1932, em Joanesburgo, e morreu em 10 de novembro de 2008, em Castel Volturno. Ela também ficou conhecida como Mama África.
O logo do Google em homenagem à artista retrata Miriam Makeba com um traje típico africano portando um microfone à frente do doodle, também inspirado em motivos africanos.
A biografia de Miriam Makeba teve vários momentos marcados pela sua posição política.
Miriam Makeba teve um momento decisivo na sua carreira em 1960, quando participou do filmeCome Back, Africa, uma produção antiapartheiid. Na época, quando o documentário foi apresentado em Veneza, ela decidiu ficar na Europa e teve seu passaporte anulado na terra natal.
Em Londres, para onde mudou-se na sequência, conheceu Harry Belafonte, cantor e ator responsável pela entrada de Miriam Makeba no mercado norte-americano, informa a BBC.
Ela foi casada com o ativista polítivo Stokely Carmichael, porta-voz dos Panteras Negras. Após terem shows cancelados e outros problemas pela sua posição política, o casal mudou-se para a Guiné, diz a Wikipedia.
Ao longo de sua vida chegou a ser delegada da Guiné junto à ONU.
Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.
0 Comentários
Confira o resultado...
"Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar."
Dale Carnegie