O atacante Ronaldinho Gaúcho, nesta quinta-feira, completa 33 anos. Ídolo da torcida do Atlético-MG, desde que chegou a Belo Horizonte, se tornou a grande referência do clube alvinegro. No Galo, conquistou vitórias, fez grandes apresentações e devolveu ao torcedor a autoestima perdida há muito tempo.
Porém, antes de chegar ao Atlético-MG, Ronaldinho já havia feito história. No Grêmio, no Paris Saint-Germain, da França, no Barcelona, da Espanha, no Milan, da Itália, e até no Flamengo, de onde saiu de forma conturbada, o craque deixou a marca.
A seguir, confira a linha do tempo de R10, que se inicia em 21 de março de 1980, dia do nascimento de Ronaldo de Assis Moreira, segundo filho de João da Silva Moreira e de Miguelina Moreira.
LINHA DO TEMPO DE RONALDINHO GAÚCHO
ronaldinho gaucho criança e assis (Foto: Site oficial do Ronaldinho Gaúcho)
1987 – Começa a atuar na escolinha de futebol do Grêmio.
1989 – Ronaldo perde o pai, João da Silva Moreira, aos 41 anos, em um acidente na piscina da casa.
1997 – É campeão mundial Sub-17, pela Seleção Brasileira.
Ronaldinho Gaúcho no Grêmio (Foto: Divulgação / Site Oficial)
1998 – No dia 17 de janeiro, Ronaldinho estreia como profissional no Grêmio, na vitória por 3 a 0 sobre o Serrano, em amistoso.
1999 – Ronaldinho conquista o primeiro título como profissional, o Campeonato Gaúcho. É convocado, pela primeira vez, para a Seleção Brasileira, depois de ter frequentado todas as categorias de base do Brasil. Pela Copa América, entra em campo contra a Venezuela e marca um golaço, após dar dois chapéus no adversário.
Ronaldinho Gaucho, PSG (Foto: Agência Reuters)
2001 – Deixa o Grêmio para atuar no Paris Saint-Germain, da França, em uma negociação polêmica, em que o time gaúcho não recebeu nenhum centavo. Ano depois, o Grêmio levou 4,5 milhões de euros, após ter entrado na justiça.
2002 – Se sagra campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Japão/Coreia.
  •  
ronaldinho comemora, Real Madrid 0 x 3 Barcelona, 19/11/2005 (Foto: Getty Images)
2003 – É vendido ao Barcelona, da Espanha, por 27 milhões de euros.
2004 – Ganha o Campeonato Espanhol. É eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.
2005 – Conquista novamente o título espanhol e é aplaudido de pé por torcedores madridistas, em pleno estádio Santiago Bernabeu, após marcar um gol pelo Barça sobre o Real Madrid. Conquista também a Liga dos Campeões e a Supercopa da Espanha. Pela segunda vez, é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.
henry ronaldinho gaucho brasil x frança 2006 (Foto: Getty Images)
2006 – É considerado o jogador mais valioso do mundo.
2008 – Participa das Olimpíadas de Pequim, como o jogador mais experiente do grupo, mas é eliminado nas quartas de final pela Argentina. Depois de uma temporada com muitas lesões, Ronaldinho deixa o Barcelona para se transferir para o Milan, da Itália, em uma transação de 18,5 milhões de euros.
troféu melhor jogador da década ronaldinho gaúcho atlético-mg (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
2009 – É eleito o futebolista da década pela revista inglesa World Soccer.
2011 – É contratado pelo Flamengo.
2012 – Rompe o contrato com o Flamengo e é anunciado como novo jogador do Atlético-MG.
Ronaldinho Gaúcho no treino na Cidade do Galo (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
– No dia 4 de junho, Ronaldinho treina, pela primeira vez, na Cidade do Galo, sem ser anunciado como novo reforço. Por imagens de helicóptero, todo o Brasil é surpreendido com a chegada do craque. No mesmo dia, o jogador anuncia que vestiria a camisa 49, em homenagem ao ano de nascimento da mãe, Miguelina.
– No dia 7 de junho, Ronaldinho teve o primeiro contato com a torcida do Atlético-MG, no empate em 1 a 1 com o Bahia, no Independência. Por questões burocráticas, o jogador não ganhou condições legais de atuar e viu a partida da plateia.
Ronaldinho Gaúcho na partida do Atlético-MG contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
– No dia 9 de junho, Ronaldinho faz sua estreia com a camisa do Galo, na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Pacaembu.
– No dia 23 de junho, no Independência, Ronaldinho Gaúcho marca o primeiro gol pelo clube, na goleada por 5 a 1 sobre o Náutico. O jogador cobrou pênalti, ainda no primeiro tempo, e ajudou o time a vencer os pernambucanos.
Ronaldinho gaucho atlético-mg e pará grêmio (Foto: Marcelo Prates / Agência Estado)
– No dia 1º de julho, Ronaldinho visita o Grêmio, no Olímpico, e vence, pela primeira vez, o clube onde começou a carreira. Depois de muitos xingamentos e insultos, o jogador foi à forra, após o apito final que decretou o triunfo por 1 a 0. ‘Todo mundo caladinho aqui’, gritava o jogador a caminho do vestiário atleticano.
– No dia 14 de julho, o craque comanda a virada sobre o Figueirense, por 4 a 3, além de abrir caminho para a vitória com mais um gol de pênalti, em pleno Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
sport x atlético-mg (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
– No dia 21 de julho, na Ilha do Retiro, R49 marca seu primeiro gol em jogada de bola rolando. Em um rápido contra-ataque, o meia alvinegro entorta Edcarlos e chuta cruzado, sem defesa para Magrão, e vira a partida, que terminaria 4 a 1 para o Galo.
– No dia 31 de julho, Ronaldinho é homenageado pela Câmara Municipal dos Vereadores de Belo Horizonte e recebe o título de cidadão honorário da capital mineira.
Ronaldinho gaucho, atlético-mg e Vasco (Foto: Flickr / Atlético-mg)
– No dia 18 de agosto, antes da partida contra o Vasco, vaza a notícia de queR49 havia se atrasado na concentração. O clube conseguiu ‘abafar’ a repercussão, e o Galo venceu por 1 a 0. Após a partida, alguns jogadores admitiram o atraso, mas minimizaram o episódio.
– No dia 26 de agosto, Ronaldinho marca um gol de placa, no clássico contra o Cruzeiro, no Independência, somente com a torcida celeste. Ele virou a partida em uma arrancada espetacular, ao deixar dois defensores para trás e tocar com classe, no canto de Fábio. O jogo terminou empatado em 2 a 2.
– No dia 11 de setembro, Ronaldinho é homenageado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o nome de uma nova espécie de abelha, ‘Eulaema quadragintanovem', que faz referência ao número 49, da camisa do jogador.
Ronaldinho Gaúcho na partida do Atlético-MG contra o Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
– No dia 26 de setembro, R49 encara, pela primeira vez, o Flamengo, seu ex-clube, no Engenhão. O jogador foi bastante criticado pelos flamenguistas e teve uma atuação apagada na derrota do Galo por 2 a 1.
– No dia 6 de outubro, Ronaldinho marca, pela primeira vez, o ‘hat-trick’, ou seja, três gols em uma mesma partida. Na goleada por 6 a 0 sobre o Figueirense, ao marcar o primeiro gol, o meia se ajoelhou e começou a chorar, em homenagem ao padrasto, que havia falecido no dia anterior.
chamada carrossel ronaldinho traffic 2  (Foto: arte esporte)
– No dia 10 de outubro, Ronaldinho é impedido de atuar contra o Internacional, por conta de uma suspensão imposta pelo STJD, que decidiu punir o atleta por uma entrada com o pé alto no atacante Kléber, do Grêmio.
– No dia 21 de outubro, na espetacular vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, no Independência, o craque alvinegro teve atuação decisiva, já que foi autor de duas assistências, sendo que a última aos 47 minutos do segundo tempo.
Ronaldinho gaucho atlético-mg  e Flamengo (Foto: Carlos Roberto / Agência Estado)
– No dia 31 de outubro, em mais um encontro com o Flamengo, R49 não consegue levar a melhor e apenas empata em 1 a 1, no Independência. Ele reclama de um lance crucial, onde foi derrubado por Ibson, dentro da área, no momento da finalização.
– No dia 1º de novembro, o jogador se envolve em um acidente de trânsito. O carro utilitário em que estava chocou-se contra um carro de passeio, que ficou destruído, em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte. O jogador não se machucou e conseguiu chegar ao treino a tempo, após ser socorrido pelo companheiro Jô.
Ronaldinho gaucho, atlético-mg e Vasco (Foto: Flickr / Atlético-mg)
– No dia 11 de novembro, Ronaldinho abre o placar no empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário, e não consegue evitar o título do Fluminense, que vence o Palmeiras, em Araraquara.
– No dia 18 de novembro, Ronaldinho empata a partida, em 2 a 2, com o Atlético-GO, no último minuto da partida, e evita a perda da invencibilidade do Galo como mandante no Brasileiro.
– No dia 28 novembro, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil anuncia a renovação de contrato do craque com o clube até o fim de 2013.
Ronaldinho Gaúcho Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)
– No dia 2 de dezembro, o craque do Galo perde pênalti diante de Fábio, no clássico contra o Cruzeiro, mas, com duas assistências, ajuda o time alvinegro a ficar com o vice-campeonato brasileiro e, consequentemente, a se classificar para a fase de grupos da Taça Libertadores.
– No dia 3 de dezembro, R49 é eleito o melhor jogador da posição no Prêmio Craque Brasileirão.
Ronaldinho Gaucho, india (Foto: Agência AFP)
– No dia 27 de dezembro, Ronaldinho desembarca em Pune, na Índia, onde participa de pré-lançamento do filme “R10”, misto de animação e realidade, que será lançado em maio de 2014.
– No dia 7 de janeiro, R10 se reapresenta com todo o grupo do Atlético-MG e dá início à pré-temporada do time, na Cidade do Galo.
– No dia 22 de janeiro, o jogador é convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso com a Inglaterra, em Wembley, no dia 6 de fevereiro.
Ronaldinho comemora gol no jogo do Atlético-MG contra o Cruzeiro (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
– No dia 3 de fevereiro, Ronaldinho joga, pela primeira vez, no novo Mineirão. No clássico contra o Cruzeiro, com duas torcidas, após dois anos e meio, o Galo saiu derrotado, por 2 a 1, no primeiro jogo da equipe na temporada.
– No dia 6 de fevereiro, Ronaldinho entra como titular, pela Seleção Brasileira, no amistoso contra a Inglaterra, em Wembley. Mas o jogador teve atuação apagada e ainda perdeu pênalti. Resultado: 2 a 1 para os ingleses.
– No dia 12 de fevereiro, o clube divulga a numeração fixa para a disputa da Taça Libertadores, e o craque volta a ser o R10, após uma temporada como R49.
Ronaldinho, Atlético-MG x São Paulo (Foto: Bruno Cantini)
– No dia 13 de fevereiro, com duas assistências, uma delas protagonizada em uma cena inusitada com Rogério Ceni, conhecido como ‘episódio da água’,Ronaldinho ajuda o Galo a vencer na estreia do Grupo 3 da Taça Libertadores, o São Paulo, por 2 a 1, no Independência.
– No dia 23 de fevereiro, o craque alvinegro dá um depoimento emocionado e chora ao revelar a cura da mãe, Dona Miguelina, que sofria há mais de um ano com o câncer.
Ronaldinho Gaúcho desembarca na Argentina (Foto: Fernando Martins)
– No dia 24 de março, Ronaldinho chega à Argentina e é recepcionado com status de ídolo, no desembarque do Atlético-MG.
– No dia 26 de março, R10 encanta os argentinos com atuação decisiva na goleada por 5 a 2 sobre o Arsenal, em Sarandí. Ele ainda perde o terceiro pênalti seguido, mas não tem a atuação questionada pela imprensa hermana.
Ronaldinho comemora gol do Atlético-MG sobre o Strongest (Foto: AP)
– No dia 7 de março, o craque é decisivo, mais uma vez, na Libertadores. Com uma assistência e um gol, R10 novamente é o centro das atenções, após mais uma vitória do Galo na competição continental, diante do Strongest. Ele quebrou a sequência de três pênaltis perdidos ao converter a cobrança no segundo tempo da partida.
Informações: globoesporte.globo