O artilheiro alvirrubro é exemplo de bom finalizador: Em nenhum dos 12 gols marcados, Elton deu mais do que dois toques na bola (Foto: Jedson Nobre)
Em dez jogos, já são 12 gols marcados. Apesar de jogar um torneio de nível baixo, como o Campeonato Pernambucano, é inegável afirmar que o centroavante Élton vive boa fase. Mesmo tendo chegado aos Aflitos sem tanta badalação, o jogador já é o artilheiro máximo da equipe.
Por enquanto, não deixou a torcida sentir falta do ídolo Kieza, que rumou para o futebol chinês. Apesar de também ter faro de gol, Élton possui características diferentes do ex-goleador alvirrubro. O novo artilheiro é um centroavante clássico. Daqueles que possui alta estatura (tem 1,85m) e possui a finalização como principal atributo.
Ao contrário de Kieza, Élton não possui tanta velocidade, nem habilidade para o drible. Deficiências que são compensadas com o posicionamento correto e a finalização precisa. Prova disso foram os gols que marcou pelo Timbu. Em nenhum deles Élton deu mais do que três toques na bola.
Dos 12 gols que anotou até agora, três foram de pênalti, quatro saíram em uma finalização direta e os outros cinco saíram após dois toques na bola. Mesmo sendo canhoto, Élton não tem o pé direito ‘cego’, como costuma-se dizer no jargão popular futebolístico. Foram quatro gols marcados com a direita e 8, contando os três de pênalti, com a canhota.
Um fato curioso é que, apesar de ser reconhecido como um bom cabeceador, Élton ainda não balançou as redes usando a cabeça. Outro dado que chama a atenção é a sequência positiva do jogador. Desde a estreia no segundo turno, quando o Náutico massacrou o Petrolina por 8×0, e o artilheiro anotou dois tentos, que Élton não para de marcar.
Foram impressionantes dez gols nos últimos cinco jogos. O que compensa os quatro jogos nos quais passou em branco (todos eles no primeiro turno). O que mostra que, se Élton não tem tantos atributos técnicos quanto Kieza, ao menos é igualmente eficaz no quesito finalização. Ou, talvez, até melhor.
RAIO-X DOS GOLS DE ÉLTON PELO NÁUTICO: 
NÁUTICO 2×1 SERRA TALHADA

- Pênalti

- Ajeita com o corpo e bate de pé direito
NÁUTICO 8X0 PETROLINA

- Emenda um voleio, de primeira, com a esquerda

- Finaliza, de primeira, cruzamento rasteiro com o pé esquerdo
PESQUEIRA 3×2 NÁUTICO

- Recebe passe de Vinícius Pacheco, mata a bola e bate rasteiro, de canhota
NÁUTICO 5X3 CHÃ GRANDE

- Pênalti

- Tenta um chute de primeira, com a esquerda, e faz na segunda tentativa, com o pé direito

- Aproveita rebote e bate de primeira, com o pé direito
SALGUEIRO 0×4 NÁUTICO

- Ajeita com a esquerda e bate de direita

- Matou com a direita e mandou uma bicicleta com a esquerda
NÁUTICO 3×0 BELO JARDIM

- Pênalti

- Com a barra aberta, bate com a canhota, de primeira
JOGOS NOS QUAIS ÉLTON NÃO MARCOU GOLS:


PORTO 0X3 NÁUTICO

PETROLINA 0×1 NÁUTICO

NÁUTICO 0×1 CENTRAL

BELO JARDIM 2×3 NÁUTICO

Fonte: BLOG DE PRIMEIRA
Tenha Boa Sorte