Sport x Náutico: tabu e liderança em jogo no primeiro clássico do ano
O líder Timbu encara o Leão neste domingo na Ilha do Retiro, às 16h; última vitória dos alvirrubros na casa dos rubro-negros foi em 2004
Por GLOBOESPORTE.COM Recife
Sport defende tabu na Ilha e Náutico quer seguir
líder (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O primeiro clássico do Campeonato Pernambucano coloca frente a frente neste domingo o líder Náutico (15 pontos) e o Sport (11 pontos). Para os alvirrubros, o jogo vale a manutenção da liderança e a possibilidade de quebrar um tabu - há nove anos, o time não vence o rival na Ilha do Retiro. Os rubro-negros querem vencer para se aproximar do Timbu na classificação e para colocar fim às dúvidas da torcida sobre o desempenho da equipe no torneio. A partida terá transmissão da TV Globo.líder (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Sport entrará em campo sob o comando do técnico Sérgio Guedes. Ele esteve à frente do time no desafio contra o Petrolina na rodada passada, mas a escalação do Leão ainda havia sido montada pelo interino Gustavo Bueno. Neste domingo, o novo treinador é quem de fato montou o rubro-negro para o desafio.
No Náutico, apesar do tabu, o clima é de total confiança. O ataque alvirrubro é o mais positivo do Pernambucano e o time tem o artilheiro (Elton, com 13 gols) e o vice-artilheiro (Rogério, com 10 gols) da competição. A expectativa da torcida é que os homens de frente do Timbu possam repetir a façanha dos últimos jogos na Ilha do Retiro.
saiba mais
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida entre Sport e Náutico na Ilha do Retiro em Tempo Real com vídeos dos melhores lances do duelo. O jogo, que marca o primeiro clássico do Campeonato Pernambucano 2013, terá início às 16h deste domingo.- Classificação do Pernambucano 2013
Ingressos à venda para o jogo
Sport: Tentando dar mais tranquilidade ao time, o técnico Sérgio Guedes resolveu voltar a escalar os jogadores mais experientes entre os titulares. Com isso, o Sport deverá entrar em campo com Magrão; Gabriel, Maurício e Tobi; Cicinho, Rithely, Fábio Bahia, Hugo e Reinaldo; Felipe Azevedo e Roger.
Náutico: O técnico Vágner Mancini tem os retornos de Alison, Jean Rolt e Elicarlos, mas perdeu o meia Giovanni Augusto por contusão. Em compensação, pode promover a estreia do volante Rodrigo Souto, uma das principais contratações do Náutico. O time alvirrubro deve entrar em campo com Felipe; Maranhão, Jean Rolt, Alison e Douglas Santos; Elicarlos, Marcos Paulo (Rodrigo Souto), Martinez e Vinícius Pacheco; Rogério e Elton.
Sandro Meira Ricci é o árbitro da partida e terá como auxiliares Jossemar Diniz e Ricardo Chianca. Os reservas serão Gleydson Leite (árbitro) e Francisco Chaves (assistente). A definição da arbitragem ocorreu na última quinta-feira.
Sport: Após quatro jogos longe do time, o meio-campo Hugo volta a ter uma oportunidade entre os titulares. Em litígio com a torcida do Sport, por ter jogado a camisa do clube nas arquibancadas da Ilha do Retiro, o jogador espera usar a partida contra o Timbu para reconquistar o coração dos rubro-negros.
Náutico: O atacante Elton é "o cara" do Timbu e do Pernambucano 2013. Artilheiro do torneio com 13 gols, ele marcou em todas as seis rodadas do segundo. O jogador, que já brilhou no Vasco pela Série B 2009, ainda tem a companhia de Rogério, vice-artilheiro da competição.
Sport: "Não estamos bem na competição, mas tudo pode mudar no clássico. Estamos trabalhando firme e acredito que faremos uma boa partida. O Náutico está em uma situação melhor, mas também estamos preparados", destacou o goleiro Magrão.
Náutico: "O tabu foi feito para ser quebrado e a nossa equipe está bem preparada para isso. Sabemos das dificuldades que encontraremos. Eles não vivem um bom momento, mas dentro de campo todo mundo esquece os problemas", afirmou o atacante Elton.
* A primeira partida oficial disputada entre Náutico e Sport na história do confronto foi realizada há 103 anos. Na oportunidade, dia 25/07/1909, vitória do Timbu por 3x1.
* O Sport leva vantagem no retrospecto deste clássico pernambucano. Em 531 jogos, o Leão venceu 202 vezes, contra 176 vitórias do Náutico e 154 empates. Nos gols marcados, nova vantagem do Sport: 712 a 661.
* Essas são as maiores goleadas registradas na história deste confronto: no dia 01/10/16, o Sport venceu por 8x0. O troco do Náutico veio 19 anos mais tarde, com uma vitória por 8x1, dia 31/03/35. Essas duas goleadas foram dentro do Campeonato Pernambucano.
Na ocasião, o Náutico era comandado pelo técnico Alexandre Gallo. Ele deixou o clube este ano para assumir as divisões de base da seleção brasileira. O Sport atuou sob o comando do técnico Sérgio Guedes, que deixou o clube após o fim do Brasileirão 2012 e retornou ao Recife este mês para comandar o Leão
0 Comentários
Confira o resultado...
"Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar."
Dale Carnegie