Como tem feito desde sua eleição na quarta-feira, o Papa Francisco apostou na simplicidade durante a reunião com os 114 cardeias na tradicional Sala Clementina. Dentro do espírito do que o Vaticano classificou como “um encontro familiar”, o Pontífice dispensou as vestes cerimoniais mais elaboradas e usou o hábito branco. Da mesma forma, preferiu a cruz de prata que usa há anos, em vez da tradicional cruz de ouro do papado. Nem todas as quebras de protocolo foram intencionais, porém. Ao se levantar do trono, ele chegou a tropeçar, mas recuperou o equilíbrio e sorriu.
Discursando em italiano, ele lembrou da importância da imagem da multidão na Praça de São Pedro, que enfrentou o frio e a chuva para ver o novo Papa. Francisco fez ainda uma homenagem ao antecessor:
- Bento XVI, durante os anos de seu pontificado, revigorou a Igreja com seus ensinamentos, sua humildade e sua mansuetude. O ministério Petrino teve nele um intérprete sábio e humilde.
Além de manifestar “afeição e gratidão imorredouras” a Bento XVI, Francisco exortou os cardeais a manterem o otimismo:
- Não cedam ao pessimismo, não passemos adiante a amargura que o diabo nos oferece diariamente, pensemos em Cristo - disse o Papa, que ressaltou também a importância da sabedoria. - A velhice é o assento da sabedoria na vida.
Em mais uma demonstração de humildade, o Pontífice se levantou e recebeu de pé os cumprimentos daqueles que, há apenas três dias, eram seus pares no colégio cardinalício. Ele chegou a se adiantar para cumprimentar cardeais com dificuldade de locomoção. Alguns dos religiosos ofereceram presentes ao Papa, entre eles uma pulseira amarela, enquanto outros pediam-lhe que abençoasse objetos.
Entre os presentes, além dos cardeais, estava o arcebispo Georg Gänswein, secretário particular de Bento XVI e, segundo analistas, responsável por fazer a ponte entre Francisco e o agora Papa Emérito.
Capela será reaberta ao público na segunda-feira
Fechada para a realização do conclave, a Capela Sistina, uma das mais procuradas atrações turísticas do Vaticano, será reaberta ao público na próxima segunda-feira, dia 18, véspera da missa inaugural do novo Papa.
O Globo 

Tenha Boa Sorte