Publicidade

É preciso habilidade manual para desenhar os símbolos dos clubes (Foto: Ida Sandes/G1 BA)

Domingo (7) é dia de clássico Ba-Vi para inaugurar a Arena Fonte Nova, o terceiro estádio a ficar pronto para a Copa das Confederações, que começa em junho deste ano. Para entrar no clima do jogo e homenagear o time do coração de uma maneira descolada, a nail designer Elda Alves ensina a decorar as unhas com as cores e símbolos do Bahia e do Vitória.
Cliente de salão especializado deseja sorte para os times baianos (Foto: Ida Sandes/G1 BA)


Além de habilidade para fazer os desenhos, ela recomenda soltar a imaginação. “Tem que ter criatividade e paciência”, afirma. O serviço é oferecido por uma loja em Salvadorespecializada em esmaltes e artigos para o cuidado das unhas, e custa R$ 30.

Segundo a empresária Elizabeth Ferreira, a loja segue a política de não tirar cutículas nem usar alicate. “Tudo é na base da hidratação”, explica. Para fazer os desenhos em casa, a profissional ensina o passo-a-passo. Confira abaixo:
Esmalte, palito, algodão e acetona são os materiais
básicos (Foto: Ida Sandes/G1 BA)

Relação dos materiais:
Algodão
Acetona ou removedor de esmaltes
Palito
Lixa
Base incolor
Canetinha para esmaltes (ou um palito com ponta bem afiada)
Esmaltes das cores do seu time - para as tricolores, azul, vermelho e branco; para as rubro-negras, vermelho, preto e branco.
Base extra brilho

Aprenda a fazer
Primeiro, faça a higienização das unhas usando lixa e hidratante para cutículas. Em seguida, passe a base incolor. Espere um pouco para secar e aplique esmalte vermelho nas unhas, exceto nos dedos médios, que deverão ser pintados com esmalte branco para desenhar o escudo do time. Depois, espere secar para começar a desenhar.

O ideal é fazer os desenhos com canetinhas especiais para nail art (“arte para unhas”), mas, quem não tiver em casa, é possível usar um palito com a ponta bem afiada. Para desenhar não há regras, é só usar a imaginação.

A profissional explica que é preciso esperar secar o esmalte para não borrar o desenho e os traços não se misturarem. Ela usa uma máquina de secar esmaltes para agilizar o processo, mas, na ausência do aparelho, é só esperar secar ou passar para outra unha. Para garantir maior durabilidade do desenho, ela finaliza com base extra brilho.

Do G1 BA