Liturgia do dia - Quarta-feira, 22 de Maio de 2013 - Mensagem e frases. Primeira leitura. Santo do dia. Cor litúrgica. Santo do dia


Santo do dia: Santa Rita de Cássia, religiosa; Beatos Pedro da Assunção e João Batista Machado, presbíteros e mártires

Cor litúrgica: verde

Primeira leitura: Eclesiástico 4, 12-22
Leitura do livro do Eclesiástico:

12A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo, serão repletos de alegria pelo Senhor. 14Quem a ela se apega, herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. 15os que a veneram, prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam. 16Quem a escutar, julgará as nações; quem a ela se dedicar, viverá em segurança. 17Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. 18No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, 19trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela deponha sua confiança. 20Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, 21lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. 22Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus


Salmo 119

- Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar. Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.

R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!

- Que prorrompam os meus lábios em canções, pois me fizestes conhecer vossa vontade! Desejo a vossa salvação ardentemente e encontro em vossa lei minhas delícias!

R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!

- Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 38-40

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14, 6)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo: 38João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.' 39Jesus disse: 'Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor


Comentário do dia Concílio Vaticano II 
Constituição dogmática sobre a Igreja 
«Lumen gentium», § 16 (rev)

Eles andam connosco?

Finalmente, aqueles que ainda não receberam o Evangelho estão, de uma forma ou de outra, orientados para o Povo de Deus. Em primeiro lugar, aquele povo que recebeu a aliança e as promessas, e do qual nasceu Cristo segundo a carne (cf Rom 9,4-5), povo muito amado segundo a eleição «por causa dos Patriarcas, já que os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis» (cf Rom 11,28-29). Mas o desígnio da salvação estende-se também àqueles que reconhecem o Criador, entre os quais vêm em primeiro lugar os muçulmanos, que professam seguir a fé de Abraão e connosco adoram o Deus único e misericordioso, que há-de julgar os homens no último dia.

E o mesmo Senhor nem sequer está longe daqueles que buscam, na sombra e em imagens, o Deus que ainda desconhecem; já que é Ele Quem a todos dá vida, respiração e tudo o mais (cf Act 17,25-28) e, como Salvador, quer que todos os homens se salvem (cf 1Tim 2,4). Com efeito, aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo e a Sua Igreja, procuram, contudo, a Deus com coração sincero, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a Sua vontade, manifestada pelo ditame da consciência, também esses podem alcançar a salvação eterna. Nem a Divina Providência nega os auxílios necessários à salvação àqueles que, sem culpa, não chegaram ainda ao conhecimento explícito de Deus e se esforçam, não sem o auxílio da graça, por levar uma vida recta. Tudo o que de bom e verdadeiro neles há é considerado pela Igreja como preparação para receberem o Evangelho, dado por Aquele que ilumina todos os homens, para que possuam finalmente a vida.