Publicidade
Olimpíada Brasileira de Biologia e o pernambucano, Mateus Lopes Barreto de Souza, de 16 anos, garantiu a participação no evento internacional que será realizado na cidade de Berna, na Suíça, de 14 a 21 de julho. Essa é a primeira vez que um pernambucano é escolhido para a Olimpíada Internacional de Biologia e ele será o único que representará o Estado.

O estudante, do Colégio 2001, passou pela etapa estadual, ficando em 1º lugar com nota 98. Depois, na etapa nacional, foi classificado em terceiro lugar. Foram mais de 50 mil estudantes e
o aluno pernambucano que chegou mais próximo de Mateus, ficou em 34º lugar, com nota 83.

Os alunos foram avaliados em trinta questões objetivas, que abrangeram vários conteúdos, como Botânica, Zoologia, Ecologia e Evolução. Além disso, os participantes tiveram que relacionar conceitos da Biologia a acontecimentos atuais, como o funcionamento do organismo de uma pessoa que foi vítima de uma tragédia, como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Já na segunda etapa, os alunos tiveram que responder a 120 perguntas sobre conteúdos diversos.

“Estou muito feliz por ter conquistado uma vaga para participar da Olimpíada Internacional de Biologia. Os professores e o Colégio 2001 tiveram uma importância fundamental nessa conquista, pois sempre me apoiaram e me incentivaram a participar de Olimpíadas”, comentou o jovem Mateus. A conquista da vaga na competição internacional surpreendeu Mateus, que pretende estudar muito trazer um bom resultado para o Estado de Pernambuco.

Antes de viajar para Berna, Mateus vai participar de palestras e conhecer os laboratórios da Uerj, UniRio e do Instituto ORT, no Rio de Janeiro, eventos organizados pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio).

Com informações da assessoria - LEIA JÁ