Nelson Ned morre hoje 05/01/2014 - Biografia e Carreira de Nelson Ned d'Ávila Pinto

Nelson Ned morre aos 66 anos em São Paulo. Ele estava internado desde sábado com pneumonia.imprensa da Secretaria Estadual de Saúde.

Carreira de Nelson Ned
Primogênito dos 7 filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d´Ávila Pinto, ele saiu de Ubá (MG) para tentar a vida no Rio de Janeiro aos 17 anos. Começou bem distante dos palcos, trabalhando em uma linha de montagem de uma fábrica de chocolates. Cantou em boates paulistas e cariocas antes da maioridade e era escondido embaixo do balcão das casas quando o Juizado de Menores passava para fiscalizar.

Nelson Ned se diz emocionado ao recordar sua carreira na música brasileira  (Foto: Caio Kenji/G1)
Nelson Ned em 2012 (Foto: Caio Kenji/G1)


Música e vídeo de Nelson Ned 
I


Biografia de Nelson Ned


Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraem multidões em estádios e teatros.

Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. O maior sucesso de sua carreira é a canção "Tudo Passará", do ano de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que no mesmo disco também gravaram de Nelson o hit "Se Eu Pudesse Falar Com Deus".

Ganhou Discos de Ouro no Brasil, e tem em sua carreira um feito histórico, se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, feito que se repetiu por 4 vezes com lotação total.

A partir de 1990 passou a cantar canções evangélicas, após ter-se convertido ao neopentecostalismo, tendo conquistado um Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento gospel.

Lançou em 1996 a biografia "O Pequeno Gigante da Canção", uma referência à sua condição de anão (o cantor media 1,12 metro de altura).

Sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, e desde então mora em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo.2 No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo de São Paulo.3Poucos dias depois, a 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.
Morte

Nelson Ned morreu na manhã de 5 de janeiro de 2014 no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, vítima de complicações de uma pneumonia.

Informações: G1 e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postar um comentário

Confira o resultado...

"Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar."
Dale Carnegie

Postagem Anterior Próxima Postagem