Em boa fase, Rogério foi o autor do primeiro gol do jogo (Foto: Jedson Nobre)
Para um jogo realizado num sábado à noite, até que o público nos Aflitos não foi discreto (quase oito mil presentes). Mas, apesar do placar sugerir uma vitória fácil do Náutico, não foi bem esse o panorama do triunfo do Timbu por 3×0 sobre o Belo Jardim.
O primeiro ponto positivo foi que o ataque funcionou. Com os três gols marcados nesta noite, o Náutico chegou aos 39 gols na temporada. Mesmo com a saída do artilheiro Kieza, a dupla formada por Élton e Rogério vive fase esplendorosa. Afinal, os três gols marcados diante do Calango saíram dos pés da parceria.
Rogério fez o primeiro, logo nos minutos iniciais, enquanto Élton salvou o Náutico de um placar magro, com dois gols seguidos no segundo tempo. O primeiro deles, veio numa cobrança de pênalti, já aos 35 minutos do segundo tempo. E foram os dois que mais se destacaram em um duelo fraco.
Outro ponto de destaque positivo foi a atuação da defesa alvirrubra. Luís Eduardo e Jean Rolt chegaram ao segundo jogo seguido formando a dupla de defesa. Curiosamente, foi o segundo jogo consecutivo em que a criticada defesa alvirrubra não tomou gols. Ainda que não tenha enfrentado, ainda, um adversário de expressão neste ano.
Nas laterais, Maranhão foi mais discreto do que nos últimos jogos. Enquanto Douglas Santos saiu com câimbras, mais uma vez. Um ponto a ser levado em conta pelo Departamento Médico do Náutico, visto que o lateral-esquerdo foi substituído na vitória por 4×0 sobre o Salgueiro pelo mesmo motivo.

Apesar do discreto futebol apresentado pela equipe, setor ofensivo voltou a funcionar (Foto: Jedson Nobre)
Mas não é porque o Náutico venceu por 3×0 que não enfrentou dificuldades. O principal deles foi, sem dúvida, o cansaço. Os alvirrubros encararam uma longa viagem de Salgueiro para Recife na madrugada da última quinta-feira e já se viram obrigados a entrar em campo nesta noite. O cansaço abateu, visivelmente, o desempenho do Timbu.
O meio-campo, formado por três volantes, não funcionou. Josa e Marcos Paulo não têm cacife para assumir a missão de defender e atacar as laterais. O resultado disso foi Giovanni Augusto, isolado na armação de jogadas. O que fez com que o técnico Vágner Mancini sacasse Josa para a entrada do atacante estreante Jones Carioca ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, Mancini mandou Viníciu Pacheco a campo, no lugar do pouco inspirado Giovanni Augusto. Deu certo, pois Pacheco deu a assistência para Élton no lance do terceiro gol. Foi um oásis em um meio-campo que mais parecia um deserto de ideias na equipe alvirrubra.
O desempenho do Náutico nesta noite lembra um pouco o mesmo time de jornadas passadas. Ganha, mas não encanta. Ao menos, vem cumprindo a obrigação de vencer os adversários menores com louvor. E o alento é que a equipe titular ainda não jogou com Rodrigo Souto e Martinez no meio-campo. Ambos ainda não atuaram em 2013. E não há quem duvide que o time passará por um salto de qualidade quando a dupla estiver em forma.
ATUAÇÕES
Defesa – Pela segunda vez seguida, a equipe não tomou gols. Se os laterais Maranhão e Douglas Santos não foram tão bem, ao menos Jean Rolt e Luís Eduardo foram competentes na formação do miolo de zaga. Felipe, ainda que contestado, teve uma boa atuação, apesar de não ter se destacado tanto.
Meio-campo – O pior setor da equipe no jogo. Do quarteto que começou o jogo, só Elicarlos teve atuação destacada. Marcos Paulo e Giovanni Augusto foram apagados e Josa foi substituído ainda no primeiro tempo. Vinícius Pacheco, que entrou no segundo tempo, deu um pouco mais de vitalidade ao time.
Ataque – Rogério e Élton continuam infernizando as defesas adversárias. A dupla marcou bem a saída de bola do Belo Jardim e se entende bem em campo. Não à toa, os dois foram os autores dos gols da partida. Jones Carioca, que entrou no final do primeiro tempo, mostrou muita disposição e pouca produção.

1 – A defesa do Belo Jardim falha logo aos seis minutos de jogo. Rogério aproveita a bobeada e serve Élton. Por muito pouco, o centroavante não marca. Foi o primeiro deslize da retaguarda do Calango. Situação que aconteceria novamente no decorrer do jogo.
2 – Mais uma vez a defesa do Belo Jardim falha. E, dessa vez, não teve perdão. Rogério ficou com a bola e bateu para o gol. O goleiro Romero ainda conseguiu tocar na bola com os pés, mas não evitou o gol que abriu o placar para a vitória alvirrubra.
3 – O zagueiro alvirrubro Luís Eduardo resolve arriscar um chute da intermediária. Por incrível que pareça, o arremate do defensor do Náutico obrigou o goleiro Romero a fazer uma boa defesa, em um lance inusitado.
4 – Vágner Mancini faz uma mudança logo no primeiro tempo. Aos 37 minutos de jogo, o treinador sacou o volante Josa para a entrada do atacante Jones Carioca. A mudança não teve tantos reflexos na atuação alvirrubra.
5 – O volante Elicarlos, do Timbu, toma cartão amarelo. Com a advertência, o meio-campista alvirrubro desfalca o time no próximo duelo, contra o Porto, mas fica livre para poder jogar o clássico contra o Sport, no próximo final de semana.

Élton, no destaque, fez dois gols e segue no topo da artilharia do Pernambucano, com 12 gols (Foto: Jedson Nobre)
6 – Vágner Mancini faz a sua segunda alteração de ordem tática. O técnico saca o apagado Giovanni Augusto para a entrada de Vinícius Pacheco, que acabaria sendo determinante para o resultado do jogo.
7 – Aos 27 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Douglas Santos, do Náutico, pede para ser substituído. Seria normal se o mesmo não tivesse saído da última partida pelo mesmo motivo.
8 – Aos 33 minutos, quando o jogo parecia caminhar para um inexpressivo 1×0, o atacante Élton sofre pênalti de Pintado. O próprio centroavante bate e amplia para o Náutico.
9 – Um minuto depois de balançar as redes, Élton volta a deixar a sua marca na partida. O artilheiro recebeu bola de Vinícius Pacheco e não perdoou. Foi o 12º gol marcado por Élton neste Campeonato Pernambucano.
10 –  Jean Rolt demora para cobrar uma falta e é advertido com um cartão amarelo. Assim como o volante Elicarlos, o zagueiro do Náutico estava pendurado e vai desfalcar o time no próximo jogo para poder enfrentar o Sport.

Alvirrubros exerceram forte marcação na saída de jogo do Belo Jardim (Foto: Jedson Nobre)

Náutico 3

Felipe; Maranhão, Luís Eduardo, Jean Rolt e Douglas Santos Bruno Collaço; Elicarlos, Marcos Paulo, Josa (Jones Carioca) e Giovanni Augusto (Vinicius Pacheco); Rogério e Elton. Técnico: Vágner Mancini
Belo Jardim 0

Romero, Felipe Almeida, Alenílson, Eduardo Eré e Fernandinho (Pintado); Madson, Júnior Maranhão (Candinho), Yannick e Douglas; Luciano (Muller) e André Recife. Técnico: Leivinha
Local: Estádio dos Aflitos (no Recife)

Árbitro: Wágner Cabral

Assistentes: Roberto José e Francisco Chaves

Gols: Rogério (aos sete min do 1º tempo), Elton (aos 35 min do 2º tempo e aos 36 min do 2º tempo)

Cartões amarelos: Marcos Paulo, Elicarlos, Jean Rolt (Náutico), Luciano e Eduardo Eré (Belo Jardim)

Cartão vermelho: Pintado (Belo Jardim)

Público: 7.795 Renda: R$ 62.427,00

Fonte: Blog de Primeira

Tenha Boa Sorte