Elenco alvirrubro não tem peças equivalentes a Martinez (Foto: Marcos Pastich/Arquivo Folha PE)
A situação confortável não pode enganar. O Náutico é líder do Campeonato Pernambucano 2013. Tem o melhor ataque, disparado (22 gols em cinco jogos) e a terceira melhor defesa (seis gols tomados) no segundo turno do Estadual. Mas nem por isso o time beira a erfeição. Muito pelo contrário. O setor de meio-campo, por exemplo, abusa da irregularidade. O alento é que um nome pode organizar a meia-cancha alvirrubra. E o retorno dele está bem próximo.
Martinez ainda não jogou nesta temporada. Entretanto, apesar de ser um remanescente de 2012, tem status de reforço de peso no clube. Não é para menos. No ano passado, o volante comandou o meio-campo do Timbu com maestria na satisfatória campanha na Série A. Rapidamente, tornou-se capitão. Experiente, calmo e inteligente, mostrava-se um líder nato. E a volta do jogador vem sendo imensamente aguardada justamente porque falta alguém com qualidade semelhante no elenco.
Os meio-campistas que vêm jogando, à exceção de Elicarlos, encaixam-se na infame categoria do ‘dão pro gasto’. Josa é um marcador razoável. Seria leviano jogar-lhe a responsabilidade de organizar o jogo. Marcos Paulo tem um pouco mais de qualidade e velocidade do que o colega, mas o futebol ainda está a anos-luz do jogado por Martinez. Elicarlos é excelente naquilo que se propõe: marcar. A tarefa é desempenhada com louvor, mas ainda falta a peça capaz pela transição de jogo.
E é aí que entra Martinez. Dotado de uma rara lucidez no toque de bola, Martinez compensa a falta de velocidade e eficácia na marcação com inteligência na ocupação de espaços e na armação de jogadas. Nessa última questão, Martinez se assemelha a um especialista, ainda que não seja um meia de ligação. Aos alvirrubros resta esperar que os problemas físicos não voltem a atrapalhar o jogador, como aconteceu no ano passado. Até porque o jogador pode atuar no Clássico dos Clássicos, no próximo domingo. Justamente o primeiro desafio ‘de verdade’ do Náutico em 2013.

Fonte: BLOG DE PRIMEIRA
Tenha Boa Sorte